Boas vindas ao "Lugar de Palhaça"



No ano em que completa 10 anos de criação, o blog que já se chamou “mulheres palhaças” e “palhaçaria feminina”, passa a se chamar LUGAR DE PALHAÇA.

Nesses 10 anos muita água correu por debaixo e por cima dessa “ponte”, dessa ponte que liga um lado ao outro do rio, que cria passagens, conexões entre dois lados.

E nesse tempo, nós sentimos a necessidade de mudanças e começamos esse movimento.

O blog que iniciou lá em 2010 com a intenção de ser um lugar de cadastramento das palhaças do Brasil, um lugar onde se pudesse encontrar informações, que há 10 anos atrás não estavam tão disponíveis como hoje, foi a grande inspiração para o surgimento da Revista Palhaçaria Feminina.

A Revista Palhaçaria Feminina em sua 4ª Edição traz em suas páginas textos, relatos, dicas, entrevistas e muitas fotos de palhaças de norte a sul do Brasil e do exterior. Porque a gente não se aguenta! A gente quer uma palhaçaria sem fronteiras.

Em 2020, um novo projeto sobre palhaças, idealizado por Michelle Silveira (Palhaça Barrica, criadora do blog, editora da revista e dona de uma cabeça cheia de ideias, eu mesma...) deixou em evidência uma questão que já vinha sendo pensada.

A questão “em questão” é o quanto o blog (que estava meio abandonado) já influenciou artistas e palhaças dentro e fora do país? O quanto ele pode auxiliar na divulgação de projetos e iniciativas de mulheres palhaças do Brasil? E especialmente o quanto este blog está aberto a toda diversidade regional do país, a diversidade de gênero e de estilos de trabalho de palhaças?

Passamos a nos questionar se devia se chamar “palhaçaria feminina”. Nos perguntamos o quanto a “palhaçaria” se parecia com “padaria”, e de que feminino e de feminina o blog fala? Que espaço é esse? Que lugar é esse?

Claro, que todas essas questões foram compartilhadas com outras palhaças que acompanham as ações desse grande projeto desde o início, e então “o espelho empoeirado” foi limpando e chegamos a esse lugar, o LUGAR DE PALHAÇA.

Qual é o LUGAR DE PALHAÇA?

Teatro, rua, escolas, hospitais, circo, televisão, filmes, áreas de conflitos, guerras, no meio do sertão, na academia, nas periferias, nos presídios, na cracolândia, na escola, na rede, nos festivais, nas revistas, nos livros, nos documentários, nas teses...

O lugar de palhaça é onde ela desejar estar, e nós desejamos muito que as palhaças queiram também estar aqui.

Que esse blog, se renove! E assim como um jardim diverso e colorido, possa representar e dar espaço para toda a diversidade de palhaças que temos no nosso país.

Do jeito que você é, e com o trabalho que você faz, seja bem-vinda palhaça, aqui nesse LUGAR.

Comentários

  1. Lindo demais! Parabéns por esses 10 anos de caminhadas e encontros.
    Que esse caminho floresça e e essas pontes se multipliquem!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas