A 1ª PALHAÇA CADASTRADA NO BLOG NOS CONTA SUA HISTÓRIA

 




“Meu nome de palhaça é Jujuba, sou palhaça há 16 anos em São Luís no Maranhão. ”

 






É assim que eu vou lhe apresentar a Palhaça Jujuba, criada por Will Lobato, que mora e atua em São Luís/MA, e foi a primeira palhaça a se cadastrar no Blog, há 10 anos atrás.

Eu lembro muito bem de quando eu recebi o e-mail com a foto dela, e me chamou a atenção por identificar que ela era palhaça de festas infantis e que na imagem estava fazendo pintura na mão de uma criança. Eu fiquei feliz porque vi naquela imagem a possibilidade de agregarmos artistas que atuam em diferentes espaços e com tantos estilos diferentes de trabalho.

Depois de cadastrar seus dados, eu acabei não entrando mais em contato. Então para comemorar os 10 anos deste blog, eu resolvi procura-la para saber o que ela anda fazendo e para conhecer melhor essa palhaça.

Will Lobato, me contou que ingressou no universo da palhaçaria há 16 anos, por influência do seu companheiro Paulo César, o Palhaço Chiclete. Na época, ele tinha um grupo de teatro e de animação em São Luís, chamado Cara de Palco. Com a saída de dois sócios do grupo, Will viu a oportunidade de ingressar na arte da palhaçaria e do teatro, contribuindo para que o trabalho do grupo continuasse.

Segundo ela, foi com o apoio de seu marido e tendo Deus como fonte de inspiração, que ela foi conhecendo e aprendendo a ser palhaça. Esse processo foi trazendo para Will o entendimento que a personalidade de sua palhaça, é a sua própria, porém de forma ampliada.

A palhaça Jujuba é muito animada, de voz doce e com a energia infantil, que a faz se aproximar muito das crianças, interagir e aprender com elas de forma muito plena. Nas palavras dela, são as crianças que a motivam a continuar nessa profissão.

Os “lugares de palhaça” onde Jujuba tem atuado são festas, escolas, empresas e publicidades, onde realiza teatro educativo juntamente com seu grupo, buscando apresentar valores que contribuam com o desenvolvimento de crianças e entretenimento de adultos.

Mas a palhaça Jujuba também já atuou em hospitais, onde realizava visitas aos pacientes junto com o grupo SORRISO AMIGO.

Eu fiquei muito curiosa para saber como ela tinha conhecido o blog, já que era uma iniciativa tão nova naquela época, então resolvi perguntar, claro:

“Conheci [o blog] através do meu marido, pela Internet. E achei muito interessante e inspirador até por não conhecer muitas palhaças. ”

Passados 10 anos, o que será que mudou na palhaça da Will?



“Sou muito tímida e falava muito pouco por conta disso [minha timidez], morria de medo de microfones e o meu contato maior era próximo as crianças. Hoje já me sinto segura na minha área, danço, canto, interajo, confecciono materiais para ajudar na ludicidade do trabalho ... Ufa cresci bastante! Mas ainda tenho muito o que aprender, sou curiosa e sempre estou de olho para aprender mais. ”

A história da Will, me faz pensar nas diferentes maneiras que a palhaçaria nos é apresentada, e como ela nos encanta a ponto de decidirmos fazer dela um ofício, uma profissão. As vezes quem nos apresenta é uma pessoa próxima, outras é assistindo uma apresentação de palhaços/palhaças, outras é a academia, o teatro, a comédia, outras é a magia do circo, e tantas outras.

Acredito que a forma como ingressamos nesse universo pode direcionar o nosso trajeto por determinado tempo, mas é muito libertador quando conseguimos pegar o trajeto e direcioná-lo para onde nós queremos ir.

Feliz por poder compartilhar com vocês a história de mais uma palhaça brasileira, e que o movimento de nos aproximarmos uma das outras continue daqui e dali.

 

Por Michelle Silveira da Silva – Editora da Revista Palhaçaria Feminina

Entrevista com Wil Lobato - palhaça Jujuba

 

Comentários

Postagens mais visitadas