Livro de artista chapecoense conta história de palhaças de todo o Brasil


“Somos Palhaças”, de Michelle Silveira, será lançado no próximo sábado, dia 19


Onde estão as palhaças brasileiras? Elas são muitas e estão espalhadas em diversos cantos do país, mas agora também estão reunidas no livro “Somos Palhaças”, projeto idealizado em Chapecó pela atriz, palhaça e produtora cultural Michelle Silveira.

A ideia surgiu ainda em 2016, a partir da leitura da obra "Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes", de Francesca Cavallo. “Ao ler o livro, conheci muitas mulheres de diferentes tempos, lugares e profissões e vi que não tinha nenhuma palhaça. Então fiquei instigada a fazer um livro que contasse um pouco da história e trajetória profissional das palhaças, de um jeito diferente, artístico e poético”, comenta a autora. 

Desde então, Michelle iniciou o movimento para a criação desse manifesto das palhaças brasileiras, enviando um questionário para cinco palhaças que eram suas conhecidas. “Fiquei impressionada com as respostas, com a entrega delas ao me contarem suas histórias. E então comecei a planejar”, conta.

O projeto que viabilizou a realização do livro foi aprovado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura/Artes Populares – Edição 2020 do estado de Santa Catarina, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. 

Desde então, Michelle se dedicou a coletar as histórias das palhaças, selecionadas em todas as regiões do país, para garantir a representatividade.

O processo foi feito da seguinte forma: as 55 palhaças responderam um questionário, falando sobre sua infância, sua profissão, trajetória, sonhos e desejos como artistas e palhaças. “Depois de ler cada questionário, fui tecendo uma narrativa para cada uma delas. Enquanto isso, o designer Miguel Vassali pesquisou e criou a diagramação do livro, em um processo muito bonito e cheio de detalhes, desde o recolhimento da assinatura das palhaças até a criação da ilustração de cada uma delas”, comenta.

Michelle destaca que o livro é o primeiro impresso no Brasil que aborda com exclusividade o tema da palhaçaria feminina, trazendo em seu título o termo “palhaça”. “Ele é muito importante no processo de registro e afirmação da palhaçaria feita por mulheres no Brasil”, ressalta.

Para a artista, é a concretização de um trabalho muito importante e que ela pretende dar sequência. “Representa um sonho realizado poder apresentar essas palhaças e a mim mesma para o mundo. Sou imensamente grata por me permitirem compartilhar suas histórias. Infelizmente, muitas ficaram de fora, mas tenho claro que essa é apenas a 1ª edição”, conclui.

Com o livro pronto e em mãos, a autora realiza o lançamento no sábado, dia 19 de março, com transmissão ao vivo pelas redes sociais @lugardepalhaca.

O livro estará à venda pelo valor de R$50,00 e pode ser adquirido através de contato pelo Instagram @lugardepalhaca.





A Autora

Atriz, produtora cultural e palhaça há mais de 20 anos, Michelle Silveira dá vida à Palhaça Barrica, além de trabalhar com a formação de palhaços.

A autora também mantém, desde 2010, o Blog Lugar de Palhaça, onde recebe o cadastramento de palhaças de todo o país. O blog deu origem à Revista Palhaçaria Feminina, que teve edições lançadas em 2012, 2014, 2015, 2019 e terá sua quinta edição em 2022.


Comentários

Postagens mais visitadas