Onde está o seu nariz/ A palhaça dentro do espelho(Lendo as Palhaças do Brasil)








Abertura 

Antes que você leia o meu texto, eu quero apresentar ele pra você. 

Esse texto eu escrevi há muitos anos atrás e publiquei no meu blog. Um texto aparentemente simples, teve a força de impactar uma diretora de cinema aqui na minha cidade, Daniela Farina, que me propôs a realização de um curta partindo deste texto como referência.

Então em 2019, foi gravado o curta "A palhaça dentro do espelho", com a direção da Daniela Farina e do João Fernando Lucas.

Esse curta, já foi exibido em muitos Festivais de Cinema mundo a fora, e tem tocado o coração de muitas pessoas.

A seguir, você vai poder ler o meu texto original e na sequência vou compartilhar o teaser do filme e em breve o filme completo. 

 


"Onde está o seu nariz?


Nesta noite eu tive um sonho.

Às vezes eu não sonho, às vezes eu não lembro, mas geralmente quando eu lembro, o sonho custa pra sair do meu pensamento.

Tem muitas explicações que definem as imagens que nos passam quando estamos dormindo, psicanalistas, astrólogos, médiuns, cada um tem uma visão do sonho e eu não saberia precisar o que penso disso, mas sei que não dispenso a imagem que ele me apresenta, como mensagem, restos do dia, premunições, ou sei lá o que.

Nesta noite eu tive um sonho.

Sonhei com um palhaço e um homem. Os dois juntos me olhavam de cima de uma janela transparente de vidro. Cada um deles segurava alegremente uma placa com letreiros escritos.

A placa do homem dizia: - EU TE DOU A DOR! e a do palhaço dizia: - EU TE DOU A OBRA!

Fiquei pensando nisso o dia todinho. Que dor e que obra são essas?

Meu pensamento deu volteios sem fim, nós e desenlaces, até que pensei uma coisa.

O homem pesa, quando cai sente dor, porque o homem existe numa realidade material, física, em carne e ossos. O palhaço pesa e não pesa, quando cai transforma a dor sentida, porque o palhaço existe numa realidade meio material, meio imaterial, o palhaço é um estado transformador.

Pensei: 

Quais as dores que o palhaço transforma em obra? 

A obra é a arte pronta, ou esta obra está sempre se transformando com o olhar do observador? 

A obra está em processo quando eu digo – Este prédio está em obras? 

O que é a dor? 

Qual é a minha dor transformada em obra, ou que está em obra? 

Qual a tua dor que está em obra? 

A dor é tua ou é a dor de alguém, de um grupo a que você representa, ou é a dor do mundo, da humanidade?

Os sonhos são às vezes divididos em partes, o meu, tinha duas partes. Na primeira parte que prefiro contar na segunda parte da minha história, um palhaço, desfazendo-se de seu figurino e máscara passa por mim e diz em tom leve e entusiasta: 

- Você está procurando o teu nariz no lugar errado. Coloque uma música bem calma e escuta o teu coração, porque é lá que o teu nariz está e não em outro lugar.

Sempre que se fala em “coração” e em “amor” nos dias de hoje, corre-se o risco de se parecer piegas e às vezes, isso acaba comprometendo a nossa visão.

Esta primeira parte sonhada é reveladora, inquietante e provocativa. 

Onde está o meu nariz? 

O que é o meu nariz, uma bolinha de plástico, uma meia lua de látex, borracha, instrumento de respirar? 

Se ele está no meu coração, o teu estará no teu? 

Como chegar até lá? 

Como trilhar este caminho? 

Como devo fazer este convite a você? 

Como devo te conduzir a isto? 

Você conduz teu próprio caminho? 

Por onde vamos? 

Como voltamos? 

Podemos seguir esta trilha juntos? 

Ou devemos ir sozinhos?

Onde estará o teu nariz? 

O que você pode fazer para pegá-lo? 

Ou quem sabe, você ache que já tenha pego? 

Cuidado pra não se enganar, como eu mesma posso ter me enganado, me iludido, me tapeado. Você pode seguir a trilha comigo, eu ainda não sei como chegar, mas andando a gente sempre chega a algum lugar."

 

Autora: Michelle Silveira da Silva - Palhaça Barrica

Currículo: Michelle é graduada em Artes Cênicas pela UFSM, é a palhaça Barrica há 22 anos. Também é professora de palhaçaria, produtora cultural, palhaça em hospitais e editora da revista Palhaçaria Feminina em sua 5a edição.

Fotos: Três Quadros, divulgação do filme "A palhaça dentro do espelho"



 




Veja aqui o teaser do filme "A palhaça dentro do espelho", clicando aqui 👇


A palhaça dentro do espelho


Saiba mais sobre o trabalho da Três Quadros clicando aqui 👇 


Conheça a TRÊS QUADROS

Comentários

Postagens mais visitadas